domingo, 31 de maio de 2015

CINE DRIVE-IN : O SOBREVIVENTE




Webreportagem por : Nadiege Ferreira, Rafaela Bittar e Sarah Donato




Foi fundado em agosto de 1973, mas apesar de ser considerado ‘antigo’ ele vem sendo modernizado com uma tela de 312 metros quadrados com projeção de lanterna xenon e um espaço asfaltado de 15 mil metros quadrados que é capaz de acomodar até 500 veículos. As novas tecnologias não param por aí, para quem achou que logo ele seria considerado ultrapassado e acabaria perdendo espaço como muitos outros cinemas alternativos.... Se enganou, pois ele está tentando se adaptar e já conta com uma nova instalação de torre de som, com uma estação de rádio FM que transmite a gravação do filme pelos rádios do carro. Com sua reforma ele também pensou em adaptações para os sanitários e uma garagem que pudesse atender portadores de deficiência física, fazendo com que o local fosse de acesso para todas as pessoas. 




A atual proprietária, Marta Fagundes, que iniciou seu trabalho no local em 1975 juntamente com seu pai, que era administrador. Foi então que em 1988 o proprietário da época resolveu ir morar no Rio de Janeiro e fechar o estabelecimento. Por impulso emocional, Marta resolveu comprar o Cine Drive- In.  De acordo com ela, a caminhada foi difícil e por muitos momentos ela acreditou que teria que fechar as portas de seu sonho. E com seu próprio salário e muito esforço ela se sente uma vencedora em ter conseguido mantê-lo.
Apesar de atualmente as coisas estarem estáveis, nem sempre foi assim. No ano passado o local quase foi desativado, isso para que uma reforma acontecesse no Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet que receberia a Formula Indy em março de 2015. Após muita polêmica e um abaixo-assinado que conseguiu o apoio de mais de 19 mil pessoas, pedindo que o projeto de lei da deputada Luzia de Paula (Partido Ecológico Nacional) fosse aprovado e assim o Cine Drive-in seria considerado patrimônio histórico de Brasília. O então governador na data, Agnelo de Queiroz, juntamente com a Terracap, garantiu que as reformas não interromperiam o funcionamento do local. Apesar de uma batalha ter sido ganha, a luta pela aprovação do projeto de Lei 1.608/2013 (criado em 29 de agosto de 2013) ainda continua e dona Marta vai sempre que pode ao plenário para lutar também por essa aprovação, sabendo que essa é a única forma de preservar esse patrimônio cultural que ainda corre risco. Ela afirma que o abaixo assinado foi um grande passo, pois agora o Governo sabe da importância do local para os brasilienses e para a cultura local.




No momento as obras do autódromo estão paradas e os eventos da Formula Indy que aconteceriam foram cancelados.  Elas foram interrompidas sem data para retornar à atividade porque foram verificadas irregularidades. O Cine Drive- In aproveita que não está sendo prejudicado pelas reformas e conta com filmes mais recentes e eventos variados no local (encontros de food trucks), pretende aumentar ainda mais seu público mensal que chega à 1.500 usuários. Uma mistura de ambiente retrô com tecnologia de qualidade, o cinema ao ar livre vem resistindo a todos os desafios enfrentados a mais de 40 anos. 


                     O Grande Vencedor Internacional 





O longa-metragem ‘ O último Cine Drive-in’ de Iberê Carvalho é uma produção brasileira feita pela Pavirada Filmes. O longa que foi produzido no Distrito Federal, conta a história de um rapaz que volta para sua cidade natal com sua mãe adoecida e reencontra com seu pai e com o Cinema Drive-In onde passou sua infância. Contando apenas com o dono e dois funcionários e o risco de ser demolido, mesmo sendo o último em funcionamento no país, a chegada do jovem vai fazer uma reviravolta na história.
Ele participou do Festival Internacional de Cinema de Punta del Leste, no Uruguai e não voltou para casa de mãos vazias. Ele recebeu os prêmios de melhor filme, melhor ator, para Breno Nina, e melhor filme na escolha do Júri Jovem do festival. A produção teve o apoio financeiro da Agência Nacional de Cinema (Ancine), por meio de seu Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. 

____________________________________________________________________________




Gostou? Então aproveite!

O Cine Drive-in funciona todos os dias, inclusive feriados! A programação atualizada pode ser conferida no site www.cinedrivein.com

Onde fica?
ÁREA ESPECIAL DO AUTÓDROMO
Centro Desportivo Presidente Médice
Asa Norte

Quanto custa?
de segunda a quinta R$ 9 (valor da meia entrada)
de sexta a domingo (e feriados) R$ 10 (valor da meia entrada)




segunda-feira, 25 de maio de 2015

'O QUINTO PODER'








O filme ' The Fifth Estate' , conhecido no Brasil como ' O Quinto Poder' foi baseado nos livtos  'Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange at the World's Most Dangerous Website' e 'WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy'. 
O filme mostra o nascimento e o crescimento do website Wikileaks e nos mostra como os 'grandes' podem ser enganadores e esconder muitas coisas da população. Como a informação deve ser contada a todos, quando há um interesse da população. 
O site criado pelo o jornalista australiano Julian Assange (Benedict Cumberbatch) e ele publicava documentos confidenciais de governos e crime praticado por grandes empresas, e conseguiu a ajuda de Daniel Domscheit-Berg( Daniel Brühl)  Durante o filme mostra-se a discórdia entre Assange e Daniel, pois para Assange as informações precisavam ser colocadas no site da forma como ele as recebeu das fontes, ou seja, citando que é a pessoa fonte, mas Daniel mais sensato, retratado no filme desta forma, analisou o problemas que isso causaria a estas pessoas, e a retaliação que iriam sofrer. ( É bom lembrar que esse filme foi feito baseado em relatos de Daniel, então lá esta SEU ponto de vista. Tanto que Julian foi totalmente contra o filme e de como foi retratado nele ). E mesmo tendo muitas opiniões desfavoráveis e controversas, o filme mostra como O Wikileaks revolucionou o que se pensava sobre o uso da internet, o tráfico de informações e o poder que a imprensa tem ou possa ter.
Julian e Daniel



QUESTÕES 
1- O que é o ' Quinto Poder' ?

O Quinto poder é um termo controverso criado pelo escritor e jornalista Ignacio Ramonet, cuja pretensão foi de desenvolver um sistema de separação de poderes do governo de Montesquieu.
Existindo tal poder de caráter não oficial, há alguns candidatos a este quinto poder. Um deles é decorrente do sistema econômico em vigor, pois este determina os mecanismos de intervenção do governo no setor econômico, muito influindo na governança do poder.
Nesse caso, podem-se estabelecer inicialmente quatro principais modalidades:
Capitalismo : Pequena ou moderada intervenção na economia, também denominado de livre mercado.
Socialismo: Grande intervenção na economia, com quase total controle dos meios de produção.
Fascismo: Controle central e com atuação autoritária.
Social Democracia:  Regulação das atividades privadas e concessões de serviços públicos.
Outro candidato seria a internet. Muitas vezes  não atuando de forma democrática, devido ao controle do estado ou por divulgar e promover de forma organizada informação parcial mas que atua na comunicação de massa e que promove a globalização.
  
                              2- Como modificou o jornalismo ?

De acordo com o jornalista Ignacio Ramonete : Não se pode conceber uma democracia sem o autêntico contra-poder da opinião pública. Uma das especificidades dos sistemas democráticos está, aliás, nesta tensão permanente entre poder e no respectivo contra-poder. É o que faz a versatilidade e capacidade de adaptação deste sistema. O governo tem, como contrapeso a seu poder, uma oposição, os patrões, os sindicatos. Mas a mídia não tem – e não quer ter! – um contra-poder.
Ora, há uma demanda social forte e crescente de informações sobre a informação. Diversas associações tem se constituído (na França, a Acrimed) para aferir a veracidade e o funcionamento da mídia. Para que a sociedade possa defender-se melhor. É assim que as sociedades constroem, pouco a pouco, um “quinto poder”. Sendo que o mais difícil é fazer com que a mídia dominante aceite este “quinto poder” e lhe dê a palavra.
            3 - O que é Wikileaks e o acesso á informação ?


Como vimos no filme, é uma organização sem fins lucrativos , eles publicam em sua página (site), postagens (posts) de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis e que jornais não publicariam normalmente. A equipe da WikiLeaks é constituída por menos de dez pessoas que trabalham em tempo integral, mas especula-se que WikiLeaks conte com algo entre mil e dois mil voluntários, que colaboram ocasionalmente - a maioria sem qualquer contrapartida financeira.  As informações são entregues por colaboradores anônimos ou assumidos, e podem ser vistas por todos. 






terça-feira, 12 de maio de 2015

BASTIDORES : Web reportagem Cine Drive-In


No dia 5 de Maio, o Cine Drive In acolheu o ' Encontro de Food Trucks ' e claaaaaaro, nosso grupo não pode perder.
Fomos com câmeras na mão e preparadas para aproveitar cada oportunidade. 
A verdade é que foi um pouco decepcionante, tinha poucos Food trucks e talvez por ser terça-feira não lotou muito.


Mas não perdemos tempos e fizemos filmagens e fotos ( que não sairam tão boas quanto o esperado, já que estava muiiiiitooo escuro. Obvio.)


Uma das integrantes ( Euzinha ) não perdeu tempo e aproveitou para ter o SUPER trabalho de experimentar algumas comidas...

Rafaela Bittar saboreando um Hot dog especial




Pauta : Cine Drive- In
Grupo: Nadiege, Rafaela e Sarah