Link : link da notícia
- Nesse texto a pirâmide predominante é a invertida. Mesmo as duas pirâmides tendo no primeiro nível o lead com os : O que, quando, quem e onde. Podemos ver que ele segue os outros níveis com a desenvoltura da matéria, com as informações mais detalhadas e explicações sobre o ocorrido.
- E no final com partes já ditas, mas com alguns detalhes, a noticia termina com fatos que menos interessam.
- Algumas características retiradas são : Começa com o lead explicando Quem ( policiais Civis ), Quando ( 24/03 ), quem ( Dois suspeitos de espancarem uma mulher ) e onde ( 313 sul ) . Nesse vemos as características das duas pirâmides. Já que no primeiro nível as duas tem o lead. Já na segunda parte da mesma as características são da invertida, contando com a parte noticiosa do texto. Se fosse a deitada esse nível teria a explicação do autor do porquê e como. Coisa que não acontece nesse momento nessa matéria. E também não conta com os arquivos externos na ultima parte, que é uma característica da Pirâmide deitada. ( Com toda análise acima, a Pirâmide Invertida que predomina essa notícia )
2ª Notícia :
- Nesse segundo texto a pirâmide predominante é a deitada. Como nas duas pirâmides, o começo é o lead. Mas dando continuidade a matéria percebemos que no nivél dois eles dão mais explicações do ocorrido respondendo os porquês e como. E como na pirâmide deitada eles exploram com arquivos externos, utilizando hiperlinks relacionando a matéria a acontecimentos anteriores com assuntos do mesmo tema. Utiliza-se de imagens e videos. Dando assim uma explicação 'maior' já que a pessoa que se interessar pode encontrar mais coisas sobre o assunto clicando nos links.
- Acima já foi citado as características da pirâmide deitada que a noticia tem. Colocando agora as características da pirâmide invertida. O lead no primeiro nível, e no segundo nível tem o desenvolvimento da noticia. Mesmo que de forma diferente do que seria normalmente.